top of page

Sopa Fraterna Francisco de Assis

Toda e qualquer equipe séria que se vincula a estudos e práticas na área da espiritualidade de essência cristã, como é o caso de nosso NEPT, precisa se vincular a algum tipo de trabalho social, isto é, voltar-se às individualidades menos favorecidas no mundo material.

Este Trabalho de Sopa Fraterna ocorre todas as sextas-feiras e encontro se dá no Núcleo Espírita Paulo e Estêvão, tendo duas frentes: Numa sexta serve-se sopa aos irmãos em situação de rua e na outra sexta, de forma intercalada, serve-se sopa à uma comunidade carente situada no bairro Taiaman, em Uberlândia-MG.

 

A ingredientes da sopa são comprados e preparados na sexta-feira à tarde por um grupo de trabalhadoras da casa espírita sem vínculo com o NEPT. A distribuição da sopa, por sua vez, ocorre nas sextas à noite, seguindo os seguintes horários:

- Em sexta de Comunidade Taiaman, alguns responsáveis chegam às 19:15h no Núcleo Espírita Paulo e Estevão para reesquentar a sopa e fazer outras preparações. Às 20:00h os voluntários do trabalho chegam para harmonização e prece. Às 20:30h a sopa, copos e colheres são colocados nos carros à disposição. Em seguida, os voluntários também se organizam nos carros e a caravana de sopa sai para o trabalho. Aproximadamente às 23:30 a caravana volta ao Núcleo Espírita afim de lavar a panela e fazer a prece de encerramento do trabalho, terminando em média às 00:00h.

 

- Em sexta de Moradores de Rua, os responsáveis de reesquentar chegam às 20:15, os voluntários chegam às 21:00 e a caravana se prepara para sair às 21:30. É mais difícil precisar o horário de término deste trabalho, mas podemos dizer que encerra por volta das 2:00h, retornando ao Núcleo Espírita para a prece final. O trabalho termina, em média, às 02:30 da manhã.

 

Em ambas as frentes de trabalho, entendemos que a entrega da sopa e das eventuais doações (roupas, alimentos, utensílios) é, por assim dizer, uma desculpa. Um meio através do qual buscamos realizar o verdadeiro fim: encontrar estes irmãos menos favorecidos materialmente e partilharmos de momentos de valor, com abraços, mensagens de carinho, fé, esperança, paciência, compreensão, resiliência e o que mais tivermos a oferecer de mente e alma. Entendemos, no entanto, que igualmente vamos para receber, e é inestimável o tesouro de bençãos intelectuais e morais que estas relações fraternas nos trazem.

 

Qualquer um vinculado ao NEPT está oficialmente convidado a participar deste trabalho, seja na parte de feitura da sopa, seja na parte da entrega. Enxergamos aqui uma excelente oportunidade para colocarmos à prova aquilo que estudamos e vivemos no oceano da transdisciplinaridade, integrando e praticando valores íntimos e construindo relações sadias com nossa família urbana local.

Por fim, é importante esclarecer que o Trabalho de Sopa já existia antes da própria existência do NEPT mas, devido à proximidade entre os fundadores deste trabalho e do NEPT, que em alguns casos partilham dos mesmos fundadores, foi forjada uma aliança. Assim, o trabalho da sopa mantém autonomia de existência e ação, inclusive possuindo muitos voluntários que não participam do NEPT, nem precisam participar. Da mesma forma, pode-se fazer parte do NEPT sem participar deste ou de outros Trabalhos aqui listados.

*O Núcleo Espírita Paulo e Estevão (NEPE) está localizado no Bairro Brasil, Av. Mato Grosso, n.º 2713 - ao lado da Universidade da Criança. Caso você queira participar deste trabalho ou saber maiores detalhes, entre em contato através do "Fale Conosco" ou ligue para (34)9168-1202 e fale com Kaique Firme, coordenador da Sopa Fraterna.

 

Caso queira ajudar com doações, veja aqui a lista de pedidos que temos recebido na comunidade.

© 2015 por Site NEPT. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page